Regulamento para inscrição

Informações gerais:

  • A inscrição para concorrer ao Prêmio Jovem Cientista poderá ser realizada em apenas uma das 5 modalidades: Iniciação Científica/Inovação Tecnológica, Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado.

  • Para cada modalidade serão selecionados 3 trabalhos finalistas. Os finalistas farão apresentações orais de 10 minutos, e terão até 5 minutos de discussão com a Comissão julgadora. As datas de apresentação ocorrerão de acordo com a programação abaixo.

  • Serão compostas duas Comissões julgadoras: uma para as modalidades Iniciação Científica/Inovação, Especialização e Mestrado, e outra para Doutorado e Pós-Doutorado.

  • Após as apresentações orais e arguições, a Comissão julgadora selecionará um dos finalistas como VENCEDOR do Prêmio Jovem Cientista em sua respectiva modalidade. O anúncio dos vencedores de todas as categorias será feito no dia 08/12/2023 (sexta-feira), a partir das 14h30. Os vencedores receberão um prêmio em dinheiro, de valor ainda não definido.

  • As bancas são soberanas, não cabendo recursos após a decisão dos finalistas e vencedores.

  • Apenas poderão inscrever-se ao prêmio Jovem Cientista alunos cujos orientadores ou supervisores de estágio sejam do Instituto Butantan. Trabalhos desenvolvidos em colaboração com membros desta Instituição poderão, apenas, ser apresentados em forma de pôster.

  • O resumo e a apresentação do trabalho deverão corresponder efetivamente à contribuição do candidato no assunto. Pede-se que os orientadores não permitam que o trabalho a ser apresentado seja um compêndio de resultados do grupo e sim do estudante concorrente.

  • O resumo será considerado habilitado a concorrer ao prêmio Jovem Cientista somente após a anuência do orientador ou supervisor.

Modalidades: 

Iniciação Científica/Inovação e Especialização

A Comissão Organizadora da XXII Reunião Científica Anual convida os estudantes de Iniciação Científica/Inovação e Especialização a participarem do Prêmio Jovem Cientista. Para concorrer, o aluno, estagiário ou bolsista deverá estar cadastrado na Escola Superior do Instituto Butantan. O concorrente deve ser o primeiro autor do trabalho. Para os alunos de Iniciação Científica/Inovação, somente serão considerados aptos a concorrer ao prêmio candidatos que estejam cursando a graduação ou tenham sido alunos regularmente matriculados no período de janeiro a julho de 2023. Serão selecionados 3 finalistas que concorrerão ao Prêmio de Iniciação Científica/Inovação e Especialização.

As apresentações deverão ser feitas em português no dia 07/12/2023 (quinta-feira) das 9h às 10h. Cada candidato terá 10 minutos para a apresentação oral de seu trabalho. Em seguida, a Comissão julgadora arguirá o candidato por 5 minutos.

Mestrado

A Comissão Organizadora da XXII Reunião Científica Anual convida os estudantes de Mestrado a participarem do Prêmio Jovem Cientista. O concorrente deve ser o primeiro autor do trabalho. Somente serão considerados aptos para concorrer ao prêmio candidatos que estejam cursando a pós-graduação em nível de mestrado ou que tenham defendido sua dissertação no ano de 2023. Serão selecionados 3 finalistas que concorrerão ao Prêmio de Mestrado.

As apresentações deverão ser feitas em português no dia 07/12/2023(quinta-feira) das 10h às 10h30. Cada candidato terá 10 minutos para a apresentação oral de seu trabalho. Em seguida, a Comissão Julgadora arguirá o candidato por 5 minutos.

Doutorado

A Comissão Organizadora da XXII Reunião Científica Anual convida os estudantes de Doutorado a participar do Prêmio Jovem Cientista. O concorrente deve ser o primeiro autor do trabalho. Somente serão considerados aptos para concorrer ao prêmio candidatos que estejam cursando a pós-graduação em nível de doutorado ou que tenham defendido sua tese no ano de 2023. Serão escolhidos 3 finalistas que concorrerão ao Prêmio de Doutorado.

As apresentações deverão ser feitas em inglês e as arguições em português, no dia 07/12/2023 (quinta-feira) das 10h45 às 11h30. Cada candidato terá 10 minutos para a apresentação oral de seu trabalho. Em seguida, a Comissão julgadora arguirá o candidato por 5 minutos.

Pós-doutorado

A Comissão Organizadora da XXII Reunião Científica Anual convida os profissionais de Pós-doutorado a participar do Prêmio Jovem Cientista. O concorrente deve ser o primeiro autor do trabalho. Somente serão considerados aptos para concorrer ao prêmio candidatos que: (1) estiverem cadastrados como pós-doutorandos na Escola Superior do Instituto Butantan; (2) tenham defendido a tese de doutorado após 05/12/2012 e (3) não possuam vínculo empregatício com qualquer instituição de ensino superior ou empresa. Serão escolhidos 3 finalistas que concorrerão ao Prêmio de Pós-doutorado. As apresentações deverão ser feitas em inglês e as arguições em português, no dia 07/12/2023 (quinta-feira) das 11h30 às 12h15. Cada candidato terá 10 minutos para a apresentação oral de seu trabalho. Em seguida, a Comissão julgadora arguirá o candidato por 5 minutos.