Convidados

Bachiller en Ciencias, Ingeniería de Sistemas, Universidad Nacional de Ingeniería, Facultad de Ingeniería Industrial y de Sistemas.  Magister en Ciencias de la Salud, Bioestadística, Universidad Johns Hopkins, Escuela de Higiene y Salud Pública, Departamento de Bioestadística. Magister en Ciencias de la Salud, Políticas de Salud. Universidad Johns Hopkins, Escuela de Higiene y Salud Pública, Departamento de Administración y Políticas de Salud.  Doctor en Filosofía, Epidemiología y Control Global de las Enfermedades, Universidad Johns Hopkins, Escuela de Higiene y Salud Pública, Departamento de Salud Internacional. Profesor Asociado y Coordinador General, Maestría y Doctorado en Investigación Epidemiológica Jefe, Emerge, Unidad de Investigación en Enfermedades Emergentes y Cambio Climático Facultad de Salud Pública y Administración, Universidad Peruana Cayetano Heredia. Miembro, Superintendencia Nacional de Educación Superior Universitaria (SUNEDU), Consejo Directivo (Fonte: informações fornecidas pelo palestrante)

 

 

Graduado em Medicina, Mestre em Parasitologia e Doutor em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias). Desde 2005 é Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Outras atividades acadêmicas: membro da Comissão Nacional de Ensino Médico, Comissão Nacional de Residência, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS/MS 2006-2009), Diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 1o Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Presidente e fundador da Sociedade Brasileira de Bioética Regional de Santa Catarina e membro da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Federal de Medicina. Membro titular da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (ACAMESC), membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa/Secretaria Estadual da Saúde/Santa Catarina (CEPSES/SC), Membro do Corpo Editorial da Revista CONECTHOS (Joinville/SC), da Revista da Sociedade Brasileira de Bioética (a partir de 2016) e da revista Cadernos de Ética em Pesquisa, editado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (MS/Brasília) (Fonte: Lattes-CNPq).
Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo, Mestre, Doutor e Professor Titular de Medicina Clínica. Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Presidente da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Diretor-Presidente da Fundação do Hemocentro de Ribeirão Preto, Diretor do Instituto Butantan e Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Butantan. Membro da Sociedade Americana de Hematologia e da Associação Europeia de Hematologia. Presidente do Hemocentro Regional de Ribeirão Preto, um dos mais importantes centros de sangue locais que fornece sangue para uma área de 4 milhões de pessoas no sudeste do Brasil (AABB Certified) (Fonte: informações fornecidas pelo palestrante).

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa-CONEP. Membro suplente do Conselho Nacional de Saúde-CNS. Secretário de Saúde do Trabalhador da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – CGTB (Fonte: texto informado pelo palestrante).

 

 

Possui graduação em Medicina  pela Universidade de Brasília, 1987, Especialização em Imunologia Clínica pela Stanford University School of Medicine 1989-1992, Doutorado em 1997 e Livre-docência em 2001 pelo Departamento de Imunologia da Universidade de São Paulo. Pesquisador do National Eye Institute-NIH de 1992 a 1995, Chefe da Seção de Imunologia Clínica do NEI-NIH de 1995 a 1998. Professor Titular do Departamento de Imunologia da USP em 2005. Professor Visitante do Center for Neurological Diseases, Brigham and Women´s Hospital Harvarad Medical School, 2002, Professor Visitante do MD Anderson Cancer Center at the University of Texas de 2002 a 2003. Vice Presidente da SBI 2000-2001, Presidente da SBI 2006-2007, Secretário Geral do 13º Congresso Internacional de Imunologia (ImmunoRio 2007). Atualmente é Diretor do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Orientações concluídas: 14 mestrados, 15 doutorados, 5 monografias de IC. Orientações em andamento, 1 IC., 1 Doutorado. Tem 183 trabalhos publicados. Pub Med: Rizzo, L, Rizzo L.V (Fonte: texto informado pelo palestrante).

 

 

Formada em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Possui doutorado em Ciências (Bioquímica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1997).É Pesquisadora Científica do Instituto Butantan desde 2004, atuando em projetos para o desenvolvimento de novas vacinas contra Streptococcus pneumoniae. Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Biologia Celular e Microbiologia, com ênfase nas seguintes áreas: Desenvolvimento de vacinas, Vacinas de mucosas, Expressão de Proteínas recombinantes em sistemas heterólogos, Bactérias lácticas,  Streptococcus pneumoniae, Escherichia coli,  e Bordetella pertussis. Atualmente é presidente da Comissão de ética em animais do Instituto Butantan (Fonte: Lattes-CNPq).

 

 

Bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), Mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e Doutor em "Physique Quantique" - Université de Paris VI (Pierre et Marie Curie), École Normale Supérieure (1994). Livre-docente pela Universidade de São Paulo (2002). Professor Visitante na Cornell University no ano de 2012. É membro do Conselho Científico da Fundação Instituto de Física Teórica (Fundação Principia) e foi membro do "International Council" da OSA (Optical Society), de 2014 a 2018. É Topical Editor da revista Optics Letters e foi Editor Associado do Brazilian Journal of Physics. É professor titular (MS-6) no Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Atualmente é presidente da Comissão de Pós-Graduação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física da USP. É membro da Coordenação de Área de Física da FAPESP. Apresenta a coluna "Ciência e Cientistas? na Radio USP. Suas áreas de interesse são Ótica Quântica, Física Atômica e Informação Quântica. (Fonte: Lattes-CNPq)

Graduado em Medicina pela Universidade Nacional da Colombia, doutor em Doenças Infecciosas pela Universidade Federal de São Paulo e graduado em Ciências Sociais pela  Universidade de São Paulo. Larga experiência em Ensaios Clínicos – certificados pela WHO/TDR e WHO/IVR na Ásia, África e América Latina. Atualmente é gerente de pesquisa e Desenvolvimento Clínico das vacinas da dengue, influenza, Streptococcus grupo A e chikungunya no Instituto Butantan. Está envolvido em projetos de pesquisa. Tem participado em projetos em ética em pesquisa (Fonte: texto informado pelo palestrante).

 

 

Uma imagem contendo grama, ao ar livre, pessoa, chão

Descrição gerada automaticamente

Graduado em Medicina, docente da Faculdade de Medicina da USP desde 2000, e, Prof. Titular de Oncologia desde 2009. Coordena o Centro de Investigação Translacional em Oncologia, unidade de pesquisa básica e translacional do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É membro da Union for International Cancer Control, da American Association for Cancer Research, da Sociedade Brasileira de Biologia Celular e da Academia Brasileira de Ciências. É editor acadêmico dos periódicos Plos One e Anais da Academia Brasileira de Ciências. Sua área de interesse é Biologia do Câncer, atuando na área de progressão tumoral, marcadores de progressão carboidrato-dependentes e caracterização de microambientes tumorais, como alvo para terapia combinada e diagnóstico molecular por imagem em cânceres (Fonte: Lattes-CNPq).

 

 

Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo, especialização em Envelhecimento e Saúde do Idoso pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ, mestrado e doutorado em Clínica Odontológica/Prótese Dental pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela University of Texas Health Science Center at San Antonio. Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Curso de Odontologia; orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Odontologia. É membro da Comissão de Ética em Pesquisa da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Odontogeriatria (GEPOG) Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, e atua principalmente nos seguintes temas: próteses dentária e sobre implantes, odontogeriatria, integridade em pesquisa e ética em publicações científicas (Fonte: Lattes-CNPq).

 

 

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado (1994) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). É pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz e é o coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva na Fiocruz. Foi editor da Revista Brasileira de Educação Médica. Foi membro da comissão de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, foi presidente da Sociedade de Bioética do Estado do Rio de Janeiro - regional da SBB de 2011 a 2014. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: bioética, bioética clínica, bioética em pesquisa, educação moral, ensino de bioética, educação médica, profissão médica e educação e desenvolvimento moral. Foi o coordenador geral do Programa de Pós-graduação por associação da Fiocruz, UFRJ, UERJ e UFF em Bioética, ética aplicada e saúde coletiva de agosto de 2013 até março de 2017. Foi o primeiro Coordenador do Fórum de Ética em Pesquisa da Fiocruz e foi o primeiro Coordenador do Comitê de Integridade em Pesquisa da Fiocruz. Foi membro ad hoc da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Foi membro colaborador da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB-RJ. Coordenador do GT de Bioética da Abrasco. Atua como consultor para: CNPq, Capes, Faperj, Fapemig, Fapepe. Foi membro do GT da Conep que propôs uma regulamentação específica sobre ética em pesquisa em ciências humanas e sociais (Fonte: Lattes-CNPq).

 

 

Graduada em Biomedicina pela Universidade de Santo Amaro, mestre e doutora em Farmacologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pelo Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento da Universidade de São Paulo. Atua na área de imunometabolismo energético, com ênfase em macrófagos e potencial ação sobre eventos inflamatórios associados à progressão tumoral em modelo de matriz extracelular 3D e sistema in vitro biomimético. Recebeu como orientadora, o 8o Prêmio de destaque do ano (2010) na Iniciação Científica, concedido pelo CNPq, pelo 2o lugar na área de Ciências da Vida. Atualmente, é pesquisadora Científica nível VI e diretora da Divisão de Desenvolvimento Científico do Instituto Butantan (Fonte: Lattes-CNPq).

 

 

Professora do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem formação (técnica) em Química, pela antiga Escola Técnica Federal de Química, Bacharelado e Licenciatura em Letras - Inglês/Literaturas de Língua Inglesa, pela UERJ, Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa (Foco do estudo: Ciência & literatura na Inglaterra do séc. XIX) e Doutorado em Ciências [Educação, Difusão e Gestão em Biociências], pela UFRJ (Foco do Estudo: Ciência no Brasil e vantagem linguística, incluindo questões sobre o plágio). Realizou entre 2009-2011 um projeto de pós-doutorado, financiado pela FAPERJ, em integridade em pesquisa na UFRJ (colaboração entre o IBqM e Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia -COPPE), que resultou na organização do I Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (I BRISPE, 2010). Desde então vem contribuindo na coordenação, em colaboração com professores de diferentes instituições, da organização do BRISPE (2010, 2012, 2014, 2016). Integrou um dos grupos de trabalho na 2nd World Conference on Research Integrity (2WCRI, Cingapura, 2010) e entre 2013-2015 coordenou o comitê organizador local da Quarta Mundial (4WCRI, 31 mai-3 jun, 2015); desde 2017 é membro (fundador) do comitê gestor da World Conferences on Research Integrity Foundation. Participa, desde a criação em 2013, da Câmara Técnica de Ética em Pesquisa (CTEP), instância da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ. É membro da Comissão de Integridade Científica do CNPq desde 2017. Principais áreas de interesse: Educação e gestão em ciências; comunicação científica; ética/integridade em pesquisa; política científica (Fonte: Lattes-CNPq).