jovem cientista

 

 Editor de Conteúdo ‭[1]‬

 

​ 


Prêmio Jovem Cientista

Regulamento para Inscrição

 

Informações Gerais:

 

  • A inscrição para concorrer ao Prêmio Jovem Cientista poderá ser realizada em apenas uma das 4 modalidades: Cientista Júnior (estudantes de Iniciação Científica ou Aprimoramento / especialização), Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado.

  • Para cada modalidade serão selecionados 3 trabalhos finalistas, com base na qualidade dos resumos e do trabalho científico. Este ano os resumos serão considerados especialmente importantes para o concurso, pois definirão três finalistas de cada categoria que já terão direito a uma premiação.

  • Os finalistas farão apresentações orais de 10 minutos, e terão até 5 minutos de discussão com a Comissão Julgadora. ATENÇÃO: TODAS AS APRESENTAÇÕES dos trabalhos ocorrerão no dia 06/12/2018 (QUINTA-FEIRA) na sessão da manhã.

  • Serão compostas duas Comissões Julgadoras: uma para as modalidades Junior e Mestrado e uma para as modalidades Doutorado e Pós-Doutorado.

  • Após as apresentações orais e arguições, a Comissão Julgadora selecionará um dos finalistas como VENCEDOR ou VENCEDORA do Prêmio Jovem Cientista em sua respectiva modalidade. O anúncio dos vencedores de todas as categorias será feito no dia 07/12/2018 (sexta-feira). Todos os selecionados receberão prêmios pelos seus trabalhos, sendo que os vencedores receberão um prêmio superior, em dinheiro, de valor ainda não definido, a ser pago pela Fundação Butantan.

  • As bancas são soberanas, não cabendo recursos após a decisão dos finalistas e vencedores.

  • Apenas poderão se inscrever ao prêmio Jovem Cientista alunos cujos orientadores ou supervisores de estágio sejam do Instituto Butantan. Trabalhos desenvolvidos em colaboração com membros desta Instituição poderão, apenas, ser apresentados em forma de pôster.

  • O resumo e a apresentação do trabalho deverão corresponder efetivamente à contribuição do candidato no assunto. Pede-se que os orientadores não permitam que o trabalho a ser apresentado seja um compêndio de resultados do grupo e sim apenas dados gerados pelo estudante concorrente. Caso haja falsidade na apresentação dos dados, plágio ou apropriação indevida de resultados, o estudante poderá ser desclassificado, mediante avaliação da banca julgadora.

  • O resumo será considerado habilitado a concorrer ao prêmio Jovem Cientista somente após a anuência do orientador ou supervisor. ATENÇÃO: Caso o trabalho encaminhado faça parte de um processo ou produto que pode ser objeto de patente, a apresentação só poderá acontecer após o depósito do pedido de patente no INPI ou órgão estrangeiro equivalente ou após a anuência do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Butantan.


Modalidades: 


Cientista Júnior: Iniciação Científica ou Aprimoramento / especialização

A Comissão Organizadora da XX Reunião Científica convida os estudantes de Iniciação Científica e Aprimoramento / especialização a participarem do Prêmio Jovem Cientista. Para concorrer, o(a) estagiário(a) ou bolsista deverá estar cadastrado(a) na Seção de Cursos e Estágios do Instituto Butantan. O(a) concorrente deve ser o primeiro(a) autor(a) do trabalho. Somente serão considerados aptos a concorrer ao prêmio alunos de graduação que tenham sido alunos regularmente matriculados no período de janeiro a julho de 2018 ou que tenham ingressado no programa de especialização no ano de 2018. Serão selecionados 3 finalistas que concorrerão ao Prêmio Cientista Júnior. 

As apresentações deverão ser feitas em PORTUGUÊS no dia 06/12/2018 (quinta-feira) das 8:30- 12:00h. Cada candidato(a) terá 10 minutos para a apresentação oral de seu trabalho. Em seguida, a Comissão Julgadora fará perguntas ao(a) candidato(a) por 5 minutos.

 


Mestrado

A Comissão Organizadora da XX Reunião Científica convida os estudantes de Mestrado a participarem do Prêmio Jovem Cientista. O(a) concorrente deve ser o primeiro(a) autor(a) do trabalho. Somente serão considerados aptos para concorrer ao prêmio candidatos que estejam cursando a pós-graduação em nível de mestrado ou que tenham defendido sua dissertação no ano de 2018. Serão selecionados 3 finalistas que concorrerão ao Prêmio de Mestrado.

As apresentações deverão ser feitas em PORTUGUÊS no dia 06/12/2018 (quinta-feira) das 8:30-12:00h. Cada candidato(a) terá 10 minutos para a apresentação oral de seu trabalho. Em seguida, a Comissão Julgadora fará perguntas ao(a) candidato(a) por 5 minutos.

 

Doutorado

A Comissão Organizadora da XX Reunião Científica convida os estudantes de Doutorado a participar do Prêmio Jovem Cientista. O(a) concorrente deve ser o primeiro(a) autor(a) do trabalho. Somente serão considerados aptos para concorrer ao prêmio candidatos que estejam cursando a pós-graduação em nível de doutorado ou que tenham defendido sua tese no ano de 2018. Serão escolhidos 3 finalistas que concorrerão ao Prêmio de Doutorado.

As apresentações deverão ser feitas em INGLÊS no dia 06/12/2018 (quinta-feira) das 8:30-12:00h. Cada candidato(a) terá 10 minutos para a apresentação oral de seu trabalho. Em seguida, a Comissão Julgadora fará perguntas ao(a) candidato(a) por 5 minutos.


Pós-Doutorado

A Comissão Organizadora da XX Reunião Científica convida os estudantes de pós-doutorado a participar do Prêmio Jovem Cientista. O(a) concorrente deve ser primeiro(a) autor(a) do trabalho. Somente serão considerados aptos a concorrer ao prêmio candidatos que: (1) estiveram cadastrados como pós-doutorandos na Seção de Recursos Humanos entre janeiro e julho de 2018 ou apresentem uma carta declaratória de sua condição, atestada pelo seu respectivo diretor de Divisão; (2) tenham defendido a tese de doutorado após 06/12/2011 e (3) não possuam vínculo empregatício com qualquer instituição de ensino superior ou empresa. Os candidatos poderão apresentar apenas trabalhos relacionados ao tema atual de seu trabalho de pós-doutoramento, não sendo permitido apresentar resultados obtidos no período de doutorado ou obtidos em trabalhos de colaboração dos quais o estudante não seja o principal autor. É vedada a participação de pesquisadores que já foram benificiários de auxílio a projeto de pesquisa individual de qualquer espécie ou agência. Serão escolhidos 3 finalistas que concorrerão ao Prêmio de Pós-Doutorado. As apresentações deverão ser feitas em INGLÊS no dia 06/12/2018 (quinta-feira) das 8:30-12:00h. Cada candidato(a) terá 10 minutos para a apresentação oral de seu trabalho. Em seguida, a Comissão Julgadora fará perguntas ao(a) candidato(a) por 5 minutos.​​

 

 Editor de Conteúdo ‭[2]‬